
Sobre o estilo narrativo do cinema brasileiro: notas baseadas em roteiros de filmes da década de 1950
2020; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-7714.no.2020.162771
ISSN2238-7714
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEste artigo tem como objetivo destacar algumas características do cinema brasileiro com foco no estilo narrativo, por meio da análise dos seguintes roteiros dos anos 1950: O grande momento (1958), O homem do Sputnik (1959), Agulha no palheiro (1953) e Esquina da ilusão (1953). Apesar dos esforços em termos de industrialização e padronização do cinema brasileiro na década, paradigmas clássicos como a estrutura de três atos parecem ser de pouco interesse ou inaplicáveis a essa produção cinematográfica. De modo geral, a influência do teatro e do rádio brasileiros, juntamente com o crescente impacto das novelas, pode ser mais relevante para os roteiros brasileiros dos anos 1950 do que a estrutura aristotélica e outros conceitos e estratégias narrativas bem conhecidos.
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