
A graduação em enfermagem e a humanização: um encontro possível
2009; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português
10.33233/eb.v8i4.4668
ISSN2526-9720
AutoresFabio Fortes de Araújo, Ana Clementina Vieira de Almeida, Fernanda Moraes Gonçalves,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoNosso interesse sobre o tema surgiu a partir de reflexões sobre a humanização na graduação do curso de enfermagem. Observando situações, relatos e fatos ocorridos em nosso cotidiano notamos como a falta da humanização é provavelmente responsável por dificuldades no processo ensino aprendizagem. Escolheu-se como objetivo analisar o exercício da humanização em sala de aula tendo como princípios os aspectos contidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais/2001. Trata-se de uma pesquisa ação com abordagem qualitativa. O cenário do estudo foi o Campus II Lapa da Escola de Enfermagem da Unigranrio, tendo como participantes 40 discentes após terem participado de debates sobre humanização. A análise dos dados revelou que 80% dos discentes percebem a sala de aula e outros espaços de aprendizado, como locais onde a humanização não está presente, sendo este um fato preocupante, por correr-se o risco da reprodução de práticas contrárias aos princípios contidos na humanização e nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Referência(s)