Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS: UMA ANÁLISE SOBRE O ENTENDIMENTO DE ALUNOS DE UM 9.º ANO / READING AND INTERPRETATION OF STATISTICAL GRAPHS: AN ANALYSIS OF THE UNDERSTANDING OF 9TH GRADE STUDENTS

2021; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português

10.7867/1982-4866.2021v27n1p79-100

ISSN

1982-4866

Autores

Sidney Silva Santos, Geovane Carlos Barbosa, Celi Espasandin Lopes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar o desempenho de um grupo de alunos, por meio de três atividades que envolvem a leitura e a interpretação de gráficos de barras, setores e linhas. Participaram deste estudo 32 alunos do 9.º ano (14 anos) do Ensino Fundamental de uma escola particular do litoral sul do estado de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma análise qualitativa na perspectiva diagnóstica e descritiva. O processo de análise da compreensão da linguagem gráfica pautou-se nas ideias proposta por Curcio (1989), que considera três níveis de compreensão da linguagem gráfica. Concluímos que esse grupo de alunos possuem baixo desempenho na compreensão da linguagem gráfica do segundo nível, porém no primeiro e no terceiro níveis os estudantes tiveram maior desenvoltura nos três tipos de gráficos avaliados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX