
EXCLUSÃO ESCOLAR NA EJA: INDICADORES E CONCEPÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
2021; Volume: 16; Linguagem: Português
10.7867/1809-0354202116e8435
ISSN1809-0354
AutoresSandro de Castro Pitano, Rosa Elena Noal, Leonardo Alves Brignol,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoA pesquisa buscou identificar e analisar dados sobre a exclusão na EJA, evidenciada pelos índices de evasão e infrequência e compreender as suas causas em uma escola pública no município de Canguçu-RS, no período entre os anos 2006 e 2017. A metodologia contou com um questionário aplicado a alunos, professores e a equipe diretiva do educandário, além de análise documental nos arquivos da escola, especialmente nos registros da EJA, evidenciando os indicadores de exclusão. Como resultados, apurou-se que os índices médios (evasão e infrequência) correspondem a 40% no período e que o problema compreende um conjunto complexo de questões sociais e sua indissociável relação com a escola.
Referência(s)