Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Qual o futuro da disciplina Arte a partir da BNCC do Ensino Médio?

2021; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 40 Linguagem: Português

10.5965/1414573101402021e0206

ISSN

2358-6958

Autores

Tiago Cruvinel,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre a estrutura da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) do Ensino Médio, de modo a analisar os conceitos de competência gerais que sustentam o documento, a partir da teoria de Philippe Perrenoud. Este texto é o resultado da pesquisa de pós-doutorado do autor. Trata-se de uma contribuição aos docentes de Arte (Teatro, Dança, Artes Visuais ou Música), no intuito de auxiliá-los na elaboração de um pensamento crítico e estratégico para lidar com a BNCC, que se encontra em vias de implementação em todos os estados brasileiros. Ao final, é proposta uma reflexão sobre o futuro da disciplina Arte no atual contexto político.

Referência(s)