Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Letramento(s) histórico(s): Uma proposta plural para o ensino e a aprendizagem de História

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22228/rt-f.v13i2.1061

ISSN

1984-9036

Autores

Helenice Aparecida Bastos Rocha,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo aborda os termos letramento e letramento histórico, registrando que sua acepção está em construção e sujeita a disputas. Demonstra que há, ao menos duas tendências predominantes em sua compreensão e defende uma proposta pluralista de letramento histórico, em que o mesmo ocorre na relação com diferentes instâncias sociais, culturas escritas e históricas. Nessa proposta, defende o investimento em letramentos históricos sustentados em diferentes eixos e dimensões, oportunizando uma formação histórica ampla aos alunos da escola brasileira.

Referência(s)
Altmetric
PlumX