A CAPOEIRA ANGOLA COMO AÇÃO EDUCATIVA NO PROCESSO DE LETRAMENTO: CULTURA NEGRA E JUSTIÇA CURRICULAR ATRAVÉS DA LEI 10.639 DE 2003
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n3-803
ISSN2525-8761
AutoresDário Pereira João, Maria de Lourdes Farias de Lima, Ana Paula Romão de Souza Ferreira,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoEste trabalho refletiu sobre as possíveis contribuições da Capoeira Angola na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Higina, localizada no bairro do Roger, no município de João Pessoa-PB. Nessa construção utilizamos os aportes legais da justiça curricular garantidas pela Lei 10.639 de 2003 que alterou à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/96 que constituem documentos essenciais na garantia do direito à Educação Etnicorracial. Trilhamos as seguintes etapas: identificamos na roda de capoeira a musicalidade e a corporeidade como elementos do processo formativo pertencente à cultura negra e as temáticas da luta negra no Brasil, enquanto, processo constitutivo no campo dos Direitos Humanos da população negra. A metodologia utilizada foi com abordagem qualitativa, desenvolvida em três etapas: base legal, bibliográfica e participante. Os procedimentos utilizados foram o olhar enquanto Mestre do Grupo Capoeira Angola Palmares e entrevista semiestruturada com uma professora que acompanhou o nosso Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba. Os resultados apontam que as atividades com a capoeira contribuíram no processo de letramento dos educandos e com as sociabilidades nas relações educando-educando e educando-professor/a fortalecendo o pertencimento etnicorracial.
Referência(s)