
Avaliação da adesividade do ligante asfáltico modificado com lodo têxtil por meio do processamento digital de imagens
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i4.13975
ISSN2525-3409
AutoresLyneker Souza de Moura, Ana Carolina dos Santos Reis, Carina Lessa Silva, João Pedro Santana Bezerra, Ana Cecília Vieira da Nóbrega, Arnaldo Manoel Pereira Carneiro,
Tópico(s)Engineering and Material Science Research
ResumoA adesividade é um importante indicador de qualidade para misturas asfálticas de camadas de rolamento em pavimentos. Consequências frequentes da má adesividade do ligante ao agregado são deslizamento e desagregação, bem como a redução da durabilidade. Assim, é necessária a avaliação e compreensão integral deste fenômeno. Na presente pesquisa, foram utilizadas diferentes abordagens objetivando analisar a adesividade quando há incorporação de lodo têxtil, um resíduo industrial poluente proveniente também das lavanderias têxteis localizadas no APL de Confecções do Agreste Pernambucano, a matrizes asfálticas. O lodo foi adicionado diretamente ao material aderente nos teores de 2,0 e 3,0% em relação à massa total da mistura, sendo essas amostras comparadas, por meio da adesividade, a de referência, sem lodo. A adesividade foi analisada qualitativamente pelo ensaio convencional de adesividade, descrito pela norma brasileira DNIT ME 078/1994. A área de agregado recoberto por ligante foi calculada por meio do processamento digital de imagens e por fim, a interface da superfície da mistura foi analisada por microscopia petrográfica. Os resultados apontaram que a inserção de lodo na mistura não prejudica a adesividade da mesma, visto que as três amostras não apresentaram decapagem da película e a área recoberta por ligante foi de 100%. A microscopia petrográfica mostrou que a película de mastique (ligante e lodo têxtil) penetrou até mesmo poros de vazios menores, resultado que demonstra que o aumento de viscosidade não prejudicou o espalhamento na superfície do agregado e que as matrizes asfálticas podem ser uma boa forma de aprisionamento do resíduo estudado.
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