Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A contribuição das metodologias ativas para a prática pedagógica dos professores universitários

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.25053/redufor.v6i2.3908

ISSN

2448-3583

Autores

Caroline Elizabel Blaszko, Ana Lúcia de Araújo Claro, Nájela Tavares Ujiie,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este trabalho se origina da pesquisa realizada com professores universitários que fazem parte do grupo de pesquisa que investiga os Paradigmas Educacionais e Formação de Professores, vinculado à Linha de Pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores em um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade de grande porte na cidade de Curitiba, Paraná. Objetivou-se compreender a contribuição das metodologias ativas para a prática docente dos professores universitários. A metodologia utilizada em uma abordagem qualitativa do tipo de estudo de caso, que prima por interpretar, de modo analítico, os dados captados no decurso da pesquisa. A partir das análises dos dados, foi possível verificar que uma proposta das metodologias ativas pode se constituir como uma proposta de ensino numa visão complexa ou holística, que possibilita uma aprendizagem significativa para os alunos, protagonistas da construção do conhecimento de forma autônoma, crítica, reflexiva e participativa.

Referência(s)