Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uso da literatura fantástica no ensino de história da química: Harry Potter e a pedra filosofal

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i3.13674

ISSN

2525-3409

Autores

Murilo Rodrigues dos Santos, Francisca Helena de Oliveira Holanda, Maria Cleide da Silva Barroso, Caroline de Góes Sampaio,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo tem como seu objetivo principal trazer os livros paradidáticos/de literatura como ferramenta pedagógica a ser utilizada pelos professores de Química no Ensino Médio, a fim de ajudar os docentes a aumentar sua bagagem pedagógica, facilitando a forma de transmitir conteúdos e evidenciando a seus discentes como ocorrem as descobertas científicas, os fatos e mitos presentes nos livros de fantasia, utilizando como exemplo a pseudociência que foi a alquimia. Foi realizado uma profunda pesquisa de cunho qualitativa acerca de livros, cuja principal temática se relacionasse a fantasia e com utilidade no ensino. A escolha no horizonte do mágico, do fantástico, da fantasia, deu-se devido a um aumento da capacidade imaginativa provocada quando se lê obras desse cunho, e devido a facilidade linguística com que os alunos do ensino médio estão familiarizados, uma linguagem que os aproxime da leitura e os deixem emergidos no mundo da imaginação e da criatividade. No final do artigo podemos evidenciar a pouca utilização de livros paradidáticos/de literatura em áreas diversificadas do ensino.

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