
O corpo é voz, mas na educação física não: compreensões sobre corpo na formação docente
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.25053/redufor.v6i2.4091
ISSN2448-3583
AutoresDaniella Rocha Bittencourt, Lucélia de Moraes Braga Bassalo,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO trânsito de sentidos e significados que emergem dos entendimentos de estudantes de Educação de Física sobre o corpo e, mais especificamente, sobre o corpo no campo de atuação e formação na Educação Física é o que move a tessitura deste artigo. Trata-se de uma investigação qualitativa reconstrutiva que intencionou delinear os significados do corpo e, mais especificamente, sobre o corpo no campo da Educação Física dialogando com a Fenomenologia Social. Para a reunião de dados optou-se pela Entrevista Narrativa e para a análise o Método Documentário. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes, de uma universidade pública do município de Belém/Pa. Os resultados denotam uma disputa de concepções sobre o corpo que se delineiam a partir da natureza biológica e de marcadores sociais e culturais indicando fragilidades sobre o objeto de estudo da Educação Física, o corpo.
Referência(s)