
Análise Real na licenciatura: do pensamento abissal à ecologia de saberes.
2021; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.37001/ripem.v11i2.2558
ISSN2238-0345
AutoresAnne Michelle Dysman, Maria de Fátima Carneiro Dysman Gomes,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoEste trabalho apresenta uma discussão a cerca de reflexos da colonização epistêmica que rege nossa sociedade sobre o campo da educação matemática e da formação de professores, à luz da lógica do pensamento abissal e da ecologia de saberes propostas por Boaventura de Sousa Santos. Neste contexto, nosso foco se direciona para as disciplinas de Análise Real na Licenciatura.Adotamos uma abordagem cartográfica e, ecoando vozes registradas na literatura de pesquisa sobre o ensino de Análise, buscamos dar visibilidade a linhas que caracterizam o pensamento abissal. Agregandorelatos e reflexões sobre nossas vivências em projetos associados a disciplinas de Análise, buscamoscontribuir para a emergênciade configurações pedagógicas compatíveis com a ecologia de saberes.
Referência(s)