Desenvolvimento saudável da saúde mental de crianças expostas ao abuso da tecnologia durante o isolamento social / Healthy mental health development of children exposed to technology abuse during social isolation
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34119/bjhrv4n2-182
ISSN2595-6825
AutoresAmanda Silva de Castro, José Antônio Barboza,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoPlatao interpretava a palavra pandemia em sentido generico, apresentando a mesma como um acontecimento capaz de alcancar toda a populacao, foi no ano de 2019 que a sociedade veio a compreender o contexto da pandemia de forma significativa. O novo Coronavirus surgiu na provincia chinesa de Wuhan, sendo inicialmente identificado devido a variados casos de pneumonia, em intermeio a este parâmetro apos demasiadas pesquisas, foi descoberto o Covid-19. O virus vem se espalhando em demasia gerando dados estatisticos preocupantes, no pais atualmente temos cerca de 5.35 milhoes de casos entre casos recuperados, tratamentos e mortes. Na tentativa de inibir a propagacao do virus lideres mundiais e seus governos estabeleceram medidas protetivas como: adocao de distanciamento social, uso de mascara obrigatorio, a utilizacao de alcool em gel para assepsia, lockdown, interrupcao de atividades escolares e universitarias [...]. E compreensivel que em meio a tantas mudancas adotadas devido ao virus a saude mental da populacao seja afetada, a mesma relacao se emprega para as criancas que necessitaram interromper suas atividades diarias, e neste intermeio que vale ressaltar a importância da comunicacao dos pais com os filhos, na tentativa de diminuir a irritabilidade dos mesmos, sendo um dos principais sintomas ate entao identificados em criancas devido ao isolamento social. Em conjuntura com as modificacoes do cotidiano outra mudanca significativa que se observou relacionada a criancas, foi o aumento do uso da tecnologia pelas mesmas durante a pandemia. As interfaces sao cada vez mais utilizadas por instituicoes escolares para suprir a necessidade de aprendizagem que fora interrompida durante o isolamento social, o uso da mesma para fins educacionais mostrou-se como a solucao para professores e alunos em meio a desordem gerada pela pandemia, nao obstante a tecnologia considerada uma solucao vem cada vez mais sendo a dor de cabeca de muitas criancas mesmo que de forma imperceptivel. Observa-se que e cada vez mais comum testemunhar uma crianca menor de 6 anos utilizando aparelhos eletronicos, seja para assistir um video infantil ou jogar em aplicativos no aparelho relacionado, ate que ponto a exposicao permitida em demasia e saudavel? E fidedigno que para o desenvolvimento saudavel de um individuo desde a primeira infância ou para a saude mental de um pre-adolescente de 12 anos de idade e imprescindivel que haja a presenca de motricidade assim como o contato com a natureza e o estabelecimento de conversas entre a familia, situacoes que estao cada vez mais dificeis de presenciar neste momento correlacionadas de forma direta com a pandemia. Objetivo: O objetivo da presente pesquisa e aprofundar o estudo relacionado a criancas e o uso da tecnologia de forma abusiva e prejudicial durante a pandemia sendo gerados por diversos fatores como falta de atencao, falta de ânimo devido ao isolamento social ou ate mesmo alteracoes psiquicas desenvolvidas ja durante a epoca do isolamento social. Metodologia: A pesquisa baseou-se em artigos cientificos ja existentes nas plataformas Google academico e Scielo apresentados na forma de resumo expandido. Discussao: No dia 23 de novembro de 1992 o primeiro smartphone e apresentado ao mundo, pelo desembolso de 899 dolares, cerca de 1.875 reais, qualquer membro da familia poderia ter o seu, o aparelho conhecido como Simon foi o marco historico rumo a alta tecnologia, mesmo com curto periodo de bateria e proporcionando apenas dois meses de lucro para o mercado economico. O alto padrao de desenvolvimento tecnologico da epoca fez com que o individuo consumidor exigisse cada vez mais, contudo na epoca em questao a inopia dos pais pela tecnologia ainda nao afetava tao diretamente uma crianca como afeta presentemente, por se tratar de um campo pouco explorado. Pode-se afirmar que em 1992 era comum se deparar com uma crianca lendo, jogando bola, brincando na rua ou em casa sem a real necessidade da presenca de um aparelho eletronico, o mesmo ainda nem era cogitado. E incontestavel que a tecnologia se apresenta favoravel para o desenvolvimento intelectual de criancas, todavia desde que da forma correta, mas e o que e considerado correto para a geracao alfa? A exposicao da considerada geracao alfa na contemporaneidade apresenta-se de forma mais prejudicial cada vez mais, e comum encontrarmos nas redes sociais videos ou fotos de meninos e meninas se expondo a situacoes constrangedoras ou situacoes consideradas inadequadas para a idade das mesmas, na maioria das vezes sem nem entenderem a gravidade da situacao sendo intensificada cada vez mais durante o isolamento social. Esse excesso no uso de aparelhos eletronicos em conjuntura com a falta de contato com outras criancas, influenciarao no padrao de sono, alteracao de alimentacao e comportamento da mesma (Wang et al., 2020; Imran, Zeshan e Pervaiz, 2020). Torna-se ininteligivel que uma crianca tenha acesso a tecnologia presentemente devido a varios fatores desde a “influencia social” pois todas as criancas da mesma idade de um individuo possuem um aparelho eletronico e consequentemente esse individuo (crianca) tera um, ate a atencao ganha em casa pois os responsaveis nao ficam muito tempo em casa ou vivem estressados, entao torna-se mais facil entregar um aparelho eletronico para que o filho jogue jogos do que tentar passar um tempo com o mesmo, a tecnologia afasta as pessoas do mundo real e impede que haja uma relacao saudavel entre pais e filhos gerando consequentemente mais tarde um individuo carente de saude mental (Freire e Siqueira, 2019). E fidedigno correlacionar a piora de situacoes como a descrita anteriormente devido ao isolamento social onde as atividades escolares foram suspensas resultando muitas vezes em criancas expostas a aparelhos eletronicos 24 horas por dia, todavia a tecnologia e presentemente o pilar para a continuidade dos estudos intelectuais respectivo ao uso de plataformas digitais e programas de ensino. O abuso da tecnologia torna-se prejudicial no momento em que ultrapassa o limite entre diversao/educacao para o patamar de vicio, com o aumento da utilizacao de aparelhos tecnologicos, a crianca tem maior acesso a diferentes meios de comunicacao, e necessario controlar a exposicao dos filhos ao excesso de informacoes que podem influenciar na manifestacao de emocoes negativas (Wang, et al, 2020). Pode-se perceber o abuso quando a crianca deixa de brincar com seus brinquedos, ler os seus livros, conversar com os pais, fazer atividades criativas, esportivas, etc.., atividades fora de casa para o seu desenvolvimento saudavel e acaba concentrando todo o seu dia a dia em jogos ou salas de bate papo virtuais, muitas vezes sem supervisao dos pais. Para que toda crianca tenha um desenvolvimento mental saudavel deve-se preservar a atencao para com os seus sentimentos da mesma, estabelecendo uma relacao saudavel, proporcionar atividades para que a crianca possa explorar o mundo a fora da tela do celular e apoiar praticas que envolvam o desenvolvimento intelectual, o universo da tecnologia torna-se vantajoso quando explorado de forma segura. Conclusao: O novo coronavirus trouxe para a populacao mundial uma nova perspectiva assim como novas condicoes, neste momento de pandemia, os pais precisam utilizar a situacao para se aproximar de seus filhos e buscar estrategias para o mesmo (Wang et al., 2020) para que haja o estabelecimento de lacos de afeto e confianca com uma crianca e imprescindivel a presenca dos pais, comunicacao, amor e carinho, compreende-se que durante a pandemia o uso excessivo de eletronicos por criancas resulta no aumento de stress, agressividade, irritabilidade, falta de atencao em relacao a atividades escolares e ate mesmo falta de animo, cabe aos pais a tentativa de reestabelecer as atividades prioritarias e estabelecer limites para com o uso da tecnologia na vida da crianca essencialmente durante o isolamento social, para que a mesma tenha um bom desenvolvimento de saude mental ao longo dos anos. Descritores: saude da crianca, internet, interacao pais-crianca, isolamento-social.
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