
Ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19 no Brasil
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.47149/pemo.v3i2.5271
ISSN2675-519X
AutoresVanusa Nascimento Sabino Neves, Valdegil Daniel de Assis, Raquel do Nascimento Sabino,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoA pandemia de COVID-19 impôs o ensino remoto como estratégia de retomada e continuidade das aulas presenciais. Objetivou-se compreender a produção do conhecimento sobre ensino remoto emergencial no primeiro ano de vigência da pandemia de COVID-19 no Brasil. Realizou-se um estudo qualitativo, ancorado na metodologia estado da arte, para mapear e discutir a produção bibliográfica constante no portal SciElo acerca dessa temática. Foram localizados 29 produtos, dos quais selecionaram-se 16. Evidenciou-se que o ensino superior por meio remoto para os cursos da área da saúde recebeu maior ênfase. As categorias que emergiram foram: questões intervenientes no ensino superior; vulnerabilidades evidenciadas pelo ensino remoto emergencial; e potencialidades do ensino remoto. Concluiu-se que, diante dos desafios, têm-se empreendido esforços para reduzir o dano acarretado pela pandemia ao processo ensino-aprendizagem utilizando-se o ensino remoto emergencial, mas faz-se necessário mais investimentos para essa finalidade e de promoção da inclusão digital.
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