Artigo Acesso aberto

Propondo Uma Aula Com Modelagem Matemática. Modelo De Biembengut E Hein (2007)

2021; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/modelagem-matematica

ISSN

2448-0959

Autores

Helbert Santana Malaquias,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente artigo propõe uma aula para alunos entre 13 e 14 anos do ensino fundamental aplicando a Modelagem Matemática e usando o modelo matemático de Biembengut e Hein (2007). Este artigo tem como objetivo apresentar a construção de um modelo matemático, através do cálculo de planos de duas operadoras de telefonia celular que operam na região metropolitana de Belo Horizonte, identificar qual plano será mais em conta para cada aluno, de acordo com o seu perfil. Este trabalho, pode ser desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental e utiliza o modelo matemático de Biembengut e Hein (2007), que propõe as etapas de interação (reconhecimento e familiarização com a situação problema), matematização (formulação e resolução do problema), criação do modelo matemático (interpretação do modelo) e a verificação de sua adequabilidade (validação). O mesmo também serve como proposta de plano de aula para o docente de Matemática do ensino fundamental nas aulas de funções e inequação do primeiro grau. Cabe ressaltar que esta aula é uma proposta, sendo que, poderá ser usada com outros tipos de situações e outros conteúdos. A metodologia adotada neste estudo foi a de revisão bibliográfica. Com essa pesquisa, além de descobrirmos o plano de celular com o melhor custo-benefício, segundo o perfil de cada aluno, quantos minutos cada aluno usa mensalmente, pode-se desenvolver os conteúdos de funções e inequações do 1º grau, conteúdos de 8º e 9º ano do ensino fundamental. Assim, observa-se que os alunos terão mais prazer em estudar esses conteúdos, usando a Modelagem Matemática.

Referência(s)