Proust, Crítico de Arte

2000; Institute for Operations Research and the Management Sciences; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1526-551X

Autores

Carolina Gianpietro,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este ensaio foi escrito por ocasiao de uma conferencia realizada no dia 6 de julho de 1999 na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em Proust oculta-se um critico penetrante, que desde os escritos da juventude promoveu um dialogo original com as artes figurativas, disseminando em suas obras referencias a pintores reais ou imaginarios. Este ensaio questiona o papel confiado por Proust a pintura, o significado que esta assume tanto em si mesma, quanto em relacao a um problema crucial da Recherche: iluminar as complexas ligacoes entre o mundo da vida e mundo das formas, entre a visao artistica e o conhecimento da realidade. Surge, entao, uma hipotese interpretativa: de que a pintura se torna em Proust emblema de uma metamorfose do real, destinada a se traduzir - no plano da escritura de romance - na adocao de um estilo metaforico, entendido aqui como uma forma expressiva capaz de unir a inovacao linguistica a um modo novo de ver e de representar as coisas.

Referência(s)