
Ensino laico ou confessional católico? Disputas em torno da educação na Argentina (final do século XIX e início do XX)
2021; National History Association; Volume: 10; Issue: 19 Linguagem: Português
10.20949/rhhj.v10i19.721
ISSN1806-3993
Autores Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoDesde meados do século XIX até o iníciodo XX, ocorreu a introdução de váriosmovimentos políticos e filosóficosna Argentina. Um dos pontos que osunia era a criticidade em relação às interferênciasda Igreja Católica nasquestões do Estado, inclusive na educação.Defendiam uma educação pública,gratuita e laica. A Igreja, por outro lado,teceu muitas críticas aos ditos modernistase seus projetos em relação àeducação, considerados por ela como“inimigos do cristianismo”. Nesse sentido,o objetivo deste artigo é trazer algumasdas discussões travadas entremodernistas e a Igreja Católica sobre aeducação. A partir da literatura sobre atemática e da análise de cartas encíclicaspublicadas entre 1864 e 1907, foipossível perceber o exercício da Igrejaem dois sentidos: primeiro, em condenaros movimentos modernistas e, segundo,a defesa de um modelo de educação“ideal”, isto é, pautado nosvalores do catolicismo.
Referência(s)