Inteligência Artificial como Desafio à Sociedade e Educação. Juventude Global em Trajetórias Digitais no Antropoceno (Artificial Intelligence as a Challenge to Society and Education. Global Youth at Digital Trajectories in the Anthropocene)

2019; RELX Group (Netherlands); Linguagem: Português

10.2139/ssrn.3759522

ISSN

1556-5068

Autores

Christoph Wulf,

Tópico(s)

University-Industry-Government Innovation Models

Resumo

Portuguese AbstractEsta contribuição cobre quatro aspetos do tema. Em primeiro lugar, gostaria de desenvolver algumas reflexões antropológicas sobre a compreensão da cultura digital e mostrar como a cultura digital de forma abrangente determina nossa autoimagem. Em seguida, gostaria de apresentar as principais conclusões sobre como os jovens lidam com a cultura digital em sete países. Os resultados mostram o quão fortemente o ambiente dos jovens é determinado pela cultura digital e inteligência artificial. Também mostrarei como as máquinas de aprendizagem ou robôs são importantes em áreas-chave da sociedade e quais desenvolvimentos estão surgindo aqui. Por fim, gostaria de examinar em que medida existe um dinamismo inerente à cultura digital e às máquinas de aprendizagem conectadas com a dinâmica da industrialização e da globalização no Antropoceno, que é sempre sobre aceleração, controle e otimização de processos racionais. Em seguida, gostaria de levantar a questão de saber se as máquinas de aprendizagem, o “deep learning”, a inteligência artificial e a cultura digital podem contribuir para uma relação menos violenta do homem com a natureza, com o outro e consigo mesmo e promovendo a educação para o desenvolvimento sustentável. Com foco na inteligência artificial para corrigir as aberrações globais do Antropoceno, inúmeras novas questões antropológicas e éticas são levantadas.English AbstractThis contribution covers four aspects of the topic. First, I would like to develop some anthropological reflections on the understanding of digital culture and show how comprehensively digital culture determines our self-image. Then I would like to present key findings on how young people deal with digital culture in seven countries. The results show how strongly the environment of young people is determined by digital culture and artificial intelligence. I shall also show how important learning machines or robots are in key areas of society and what developments looming here. Finally, I would like to examine the extent to which there is an inherent dynamism of digital culture and learning machines connected with the dynamics of industrialization and globalization in the Anthropocene, which is always about acceleration, control and the optimization of rational processes. Then I would like to raise the question whether learning machines, “deep learning”, artificial intelligence and digital culture can contribute to a less violent relationship of man to nature, to the other and to oneself and promoting education for sustainable development. With a focus on artificial intelligence to correct the global aberrations of the Anthropocene, numerous new anthropological and ethical issues are raised.

Referência(s)
Altmetric
PlumX