Artigo Revisado por pares

A POESIA, A CRIANÇA E A ESCOLA

2021; Mato Grosso do Sul; Volume: 14; Issue: 35 Linguagem: Português

10.30681/rln14354188

ISSN

1983-8018

Autores

Benjamin Rodrigues Ferreira Filho, Shirlene Rohr de Souza,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este ensaio discute a literatura na infância e o tratamento dado a poesia para a crianca na escola. Em um primeiro momento, ha uma discussao sobre os referenciais que orientam a compreensao das criancas em seus movimentos no mundo e como eles repercutem nas experiencias cotidianas dos infantes. O texto destaca ainda algumas caracteristicas da literatura infantil, de maneira geral, e da poesia, de maneira particular, com enfase em alguns poetas como Olavo Bilac, Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, Sidonio Muralha e Arnaldo Antunes. Na base teorica, Propp e Bergson ajudam a compreender as manifestacoes do humor na literatura; na base critica, Maria da Gloria Bordini, Nelly Novaes Coelho e outros ajudam a tratar mais pontualmente da literatura destinada as criancas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX