Artigo Produção Nacional

Aulas remotas durante a pandemia da COVID-19 no curso de Ciências Biológicas no Instituto Federal do Maranhão

2021; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26843/rencima.v12n1a38

ISSN

2179-426X

Autores

Joina Torres Ferreira Gonçalves, Aracelli de Sousa Leite, Maurício dos Santos Araújo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A pandemia da COVID-19 atingiu diversos países, levando ao fechamento das escolas e à expansão do uso das tecnologias na educação. A pesquisa teve como objetivo avaliar a produtividade nas aulas remotas e a continuidade do aprendizado dos alunos por meio do uso das tecnologias da informação e comunicação. O estudo foi desenvolvido com alunos do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Maranhão, Campus São Raimundo das Mangabeiras, os quais responderam um formulário eletrônico com perguntas abertas e fechadas sobre o ensino remoto e tecnologias educacionais. A abordagem da pesquisa utilizada foi quali-quantitativa. As respostas foram submetidas à análise textual discursiva e estatística descritiva. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos possui domínio no uso das tecnologias, e que a qualidade das conexões de internet interferiu no desempenho acadêmico, fatores psicológicos pessoais e relacionados à pandemia também afetaram o desempenho, as desigualdades sociais, principalmente a renda interferiu diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Os que possuem menores condições financeiras foram contemplados com auxílio inclusão digital. O aprendizado foi considerado satisfatório levando em conta os entraves causados pela pandemia. Portanto, a multiplicidade de metodologias é necessária para tornar o processo de ensino e aprendizagem inclusivo e integrativo.

Referência(s)