Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Roteiros e modelos para a identificação de tendências socioculturais e a sua aplicação estratégica em produtos e serviços

2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 14; Issue: 32 Linguagem: Português

10.5965/1982615x14322021228

ISSN

1982-615X

Autores

Nelson Pinheiro Gomes, Suzana Amarante de Mendonça Cohen, William Afonso Cantú, Clarissa Martins Alves Lopes,

Tópico(s)

Culinary Culture and Tourism

Resumo

Importa cada vez mais apresentar um roteiro de identificação e mapeamento de tendências de mentalidade e socioculturais e compreender como o mesmo contribui para o desenvolvimento de produtos e serviços no âmbito da análise e estratégia de tendências. O panorama presente dos Estudos de Tendências permite gerar um mapa teórico-conceptual basilar que serve como metodologia para organizar conjuntos de ideias e, consequentemente, práticas como meio de sistematização, construção e confirmação do ADN de uma tendência. Este artigo procura explorar as interseções existentes entre a análise da cultura como processo para a identificação de mentalidades existentes, mediante um roteiro que facilite a observação/recolha e a sistematização de informação para apresentar um texto descritivo sólido das tendências. Para além disto, sublinham-se os principais resultados da aplicação da investigação de tendências num mapa de potenciais produtos e serviços num âmbito estratégico que abordam este conhecimento.

Referência(s)