
Estratégia de ensino durante a pandemia de COVID-19 para profissionais da vigilância em saúde, Minas Gerais: um relato de experiência
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i3.13316
ISSN2525-3409
AutoresMarcela Bella Lopes, Benedito Carlos Cordeiro,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoA pandemia do novo Coronavírus trouxe desafios importantes não só do ponto de vista do cuidado ao paciente, mas também no campo do ensino-aprendizagem para que os profissionais da saúde conseguissem ter acesso a todas informações para um trabalho seguro e ágil diante de tantas orientações disponibilizadas em pouco tempo. Este estudo, de caráter descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, foi desenvolvido entre março e abril de 2020, impulsionado pelas dúvidas que chegavam aos coordenadores de vigilância em saúde, epidemiologia e vigilância sanitária de uma regional de saúde de Minas Gerais (MG) quanto às temáticas de vigilância para atuação nos territórios. Assim, objetivou-se desenvolver uma estratégia educacional para quinze municípios de duas regiões de saúde em MG como proposta de educação permanente que fosse capaz de organizar documentos publicados em diversos sites, e superar a dificuldade na busca por informações na rotina do trabalho no início do enfrentamento da pandemia de COVID-19. Os resultados mostraram que a construção de uma estratégia de ensino, como o Guia de Orientações Técnicas nas Ações de COVID-19, motivada pelos trabalhadores da vigilância, favoreceu a organização das orientações técnicas prioritárias a serem usadas pelas equipes dos territórios, possibilitando a autonomia no trabalho e oportunizando ações.
Referência(s)