Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Como as festas de terreiro ajudaram a construir o prestígio e o status do Rei do Candomblé Joãozinho da Goméia entre São Caetano e Duque de Caxias (1948-1971).

2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.12957/periferia.2020.54835

ISSN

1984-9540

Autores

Andrea Dos Santos Nascimento,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

João Alves Torres Filho foi o nome civil do pai de santo Joãozinho da Goméia queconstruiu uma trajetória de sucesso no panteão das religiões afro-brasileiras entre 1948 e 1971. Oinicio deste caminho se dá em Salvador onde era conhecido pelo nome de João da Pedra Preta porconta do caboclo que o inseriu nos mistérios do candomblé e o transformou em uma aclamadaliderança afro-religiosa. O intuito deste artigo é apresentar parte do projeto de ascensão social dePai João centrado nas festas que aconteciam no terreiro de São Caetano(Salvador) e Duque deCaxias na Baixada Fluminense. Eram festas especificas para Iansã, Obaluaê, Oxossi; para oCaboclo Pedra Preta e festas de saídas de Iaôs, onde o pai de santo negociava status, poder eprestígio com chefes de polícia, delegados, militares de alta patente, políticos influentes, artistas,gente do café soçaite carioca, lideranças candomblecistas e chefes de tendas umbandistas. Por meiodesta análise podemos exemplificar como Pai João construiu um Império religioso chamadoGoméia, e como a imprensa dá visibilidade a este Império, transformando-o em Tata Londirá, umarealeza do panteão afro-religioso.

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