A questão étnico-racial e o ensino de geografia: o caso do sudão do sul
2021; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.46814/lajdv3n2-017
ISSN2674-9297
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo em questão visa trazer para o debate questões acerca dos processos políticos e sociais que se sucederam no continente africano no século XX e cujos culminaram com o nascimento do país Sudão do Sul. Compreender questões referentes à educação para as relações étnico-raciais a luz da Disciplina de Geografia, sobretudo destacando aspectos relacionados aos conteúdos que são abordados com alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Rede Estadual Paulista de Ensino. Conhecer o país Sudão do Sul a partir de uma variedade de aspectos como: aspectos políticos, sociais, econômicos e demográficos; Analisar em que medida diferentes fatores combinaram para que o antigo país – Sudão – fosse desmembrado para a criação do Sudão do Sul; Discutir elementos para trabalhos com a Geografia do continente africano junto aos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual Paulista de Ensino. O objetivo principal é refletir sobre questão étnico-racial na perspectiva da disciplina Geografia, pensando em como o Sudão do Sul pode aparecer como conteúdo. A metodologia utilizada será a análise documental. Como Referencial Teórico utilizaremos alguns documentos oficiais, como a Lei 10.639/03, contribuições de autores como Nilma Lino Gomes e o Currículo Oficial da Secretaria Estadual de Educação da Rede Pública do Estado de São Paulo.
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