Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O carnaval educa: um olhar a partir da primeira capital do Brasil

2020; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/extraprensa2020.174451

ISSN

2236-3467

Autores

Anderson Brasil, Alexandre Siles Vargas,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este estudo busca compreender de que modo o carnaval pode educar as relações étnico-raciais, ao expor, por meio de dados bibliográficos e documentais, alguns acontecimentos históricos que perpetram o carnaval como um fenômeno que consente a ruptura de barreiras socioculturais e socioeconômicas. A abordagem qualitativa desta pesquisa assinala-se e conecta-se com questões subjetivas ao campo e aos sujeitos da pesquisa. Os dados permitem concluir que há um processo pedagógico por vezes invisibilizado, mas que reverbera por ser gerido dentro da maior atividade festiva do planeta, permitindo o enlace de aspectos ímpares a partir dos blocos afro de samba- -reggae da primeira capital do Brasil, a cidade de Salvador, no Estado da Bahia.

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