
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTRATÉGIAS PARA SUSPENSÃO DE AULAS PRESENCIAIS / DISTANCE EDUCATION: STRATEGIES FOR SUSPENSION OF PRESENTIAL LESSONS
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n3-234
ISSN2525-8761
AutoresJúlio Cândido de Meirelles, Camyla D’Elyz do Amaral Meirelles, Alessandra dos Santos Simão, André Cantareli da Silva, Clemente Gonzaga Leite,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar uma analise sobre a adocao de estrategias de ensino a distância frente a cenarios de suspensao provisoria das aulas presenciais. Essas estrategias foram exploradas por meio de um levantamento junto as secretarias de educacao dos estados do RJ, SP e MG. Para tanto utilizou-se pesquisa nos sites das secretarias, entrevista semi estruturada com um grupo de professores e pais de escolas publicas e particulares dos 3 estados. A pesquisa faz um breve historico do ensino a distância - EaD no Brasil e sua trajetoria no sistema educacional. Apos as apresentacoes iniciais, sao apresentados os resultados da pesquisa. Por fim, o artigo encerra com as consideracoes finais a luz dos achados do estudo, tecendo comentarios sobre as estrategias utilizadas durante a suspensao das aulas presenciais. Percebe-se que ha dificuldades na implantacao deste sistema, mas observa-se que ha um grande aprendizado para o EaD, para a disponibilidade desta modalidade de estudos para os proximos anos em todos os niveis.
Referência(s)