Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Milonga e Forró: dois bailes populares

2020; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33871/19805071.2020.23.2.3646

ISSN

1980-5071

Autores

Rubens Pantano Filho, Maria Ângela Lourençon,

Tópico(s)

Youth Culture and Social Dynamics

Resumo

Todas as sociedades têm ao menos uma dança como herança, como uma autêntica e original expressão de sua cultura, ou seja, cada dança é parte da identidade cultural de um corpo social. No universo particular das chamadas danças de salão, a Milonga e o Forró são dois gêneros musicais e/ou de danças sociais que bem representam, respectivamente, a Argentina e o Brasil. Além disso, tanto em um como em outro paí­s, os dois termos também são utilizados como designativos dos bailes ou locais onde se executam e dançam os gêneros musicais que levam essas respectivas denominações. A milonga, além de ser uma marca caracterí­stica da música/dança argentina e uruguaia, tem também uma vertente no sul do Brasil, em particular no Rio Grande do Sul, onde é bastante apreciada, com algumas caracterí­sticas próprias além daquelas originarias de suas irmãs argentino-uruguaias. O forró, por sua vez, como expressão cultural musical brasileira, nas últimas décadas tem se espalhado por diversos paí­ses da Europa, através da música e, principalmente, da dança. Presente em várias capitais do velho continente, também habita a capital argentina, com grupos forrozeiros que apreciam esse gênero brasileiro. Este artigo trata de determinar que estas manifestações culturais sejam identificadas como um dos indicadores de aproximação territorial de paí­ses do cone sul latino-americano: comportamento cultural, social e musical únicos. Este indicador mostra que estes povos encontraram - na maneira de dançar, de criar suas músicas e de formular encontros sociais - suas próprias expressões populares e de caracterização da identidade nacional.

Referência(s)
Altmetric
PlumX