
CONTRATO, VISADA E ETHOS NO TAPETE VERMELHO DA 75ª EDIÇÃO DO GLOBO DE OURO
2020; UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAI; Volume: 23; Issue: 23 Linguagem: Português
10.20337/issn2179-3514revistaentremeiosvol23pagina4a15
ISSN2179-3514
AutoresKelly Fernanda Mayrink Drumond,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoEm sua 75ª edição, o Globo de Ouro foi marcado por um protesto convocado pelo movimento Time’s up, que levou as celebridades a estrelarem o tapete vermelho com uma mesma cor de roupa: o preto. Com base nesse corpus e partindo dos dispositivos teóricos da Análise do Discurso, o presente artigo refletirá sobre a existência de uma prática discursiva não verbal intrínseca às roupas, transformadas em instrumento político. Nesse ato linguareiro, identificar-se-ão os conceitos de “Contrato de Comunicação”, “Visadas discursivas” e “Ethos”, considerando análises feitas a partir, principalmente, dos postulados de Charaudeau (2004) e Maingueneau (2005).
Referência(s)