Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aplicação de dinâmicas educativas sobre saúde durante a Semana de Saúde Escolar: relato de experiência

2021; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30979/rev.abeno.v21i1.1042

ISSN

2595-0274

Autores

Luíza Amaral Vilela, Patrícia Risso, Thays Alves Barbosa, Maria Elisa Barbosa Ramos, Luciana Pomarico Ribeiro, Lucianne Cople Maia,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

A extensão universitária permite que a universidade se aproxime da sociedade e que a troca de saberes possa permear a construção do conhecimento técnico-científico. O objetivo deste artigo é descrever a experiência do desenvolvimento de ações de promoção de saúde geral e bucal, desenvolvidas em um projeto de extensão da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desta forma, atividades lúdicas foram selecionadas como meios didáticos e aplicados em escolares (08 a 13 anos) da Escola Municipal Henfil, CIEP HENFIL - RJ. Os temas em saúde foram selecionados de acordo com a realidade dos escolares e envolveram os órgãos dos sentidos criando a Dinâmica dos sentidos e a Dinâmica do Autocuidado. A equipe executora foi formada por docentes, técnicos administrativos e discentes de graduação. Participaram ativamente das ações 150 crianças que demonstraram interesse e curiosidade. Ademais, os escolares criaram vínculos com os discentes de graduação, relações de cumplicidade, se sentindo seguros para compartilhar seus anseios e inseguranças quanto aos assuntos abordados. O presente trabalho destaca o processo de construção da ideia, delineamento das atividades, aquisição do material, capacitação para execução e aborda a aplicação das dinâmicas, as experiências e principais resultados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX