Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Prática pedagógica da Educação Física em uma comunidade de aprendizagem

2021; Volume: 18; Issue: 52 Linguagem: Português

10.5935/2238-1279.20210012

ISSN

2238-1279

Autores

Valdilene Aline Nogueira, Daniel Teixeira Maldonado, Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

O objetivo desse estudo foi compreender aspectos pedagogicos da Educacao Fisica (EF) em uma Comunidade de Aprendizagem. As Comunidades de Aprendizagem partem do pressuposto de que todos os envolvidos no processo educacional sao tambem atores sociais construtores de conhecimento, assim, elementos como o dialogo e a democracia entre escola, educandos e comunidade sao essenciais para a organizacao dos tempos e espacos escolares. O metodo consistiu na realizacao de observacao nao-participante, e entrevista semiestruturada com os estudantes. Os elementos inovadores encontrados foram o planejamento das aulas e a avaliacao da aprendizagem. Foram compartilhados com os educandos as praticas inclusivas, o tipo de compromisso com a aprendizagem dos alunos, a solucao de problemas pelo dialogo franco e aberto, alem das estrategias criadas pelos proprios educandos. Os resultados encontrados registram a presenca de experiencias, no universo da EF, consideradas como inovadoras e que se articulam como atribuicoes inerentes ao fazer do docente. Palavras-chave: Estrategias de Ensino. Educacao Fisica Escolar. Inovacao Pedagogica. Estudantes.

Referência(s)