
Vivências em grupo com adolescentes na perspectiva da terapia ocupacional e da psicologia/ Therapeutic groups with adolescents from the perspective of occupational therapy and psychology
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34119/bjhrv4n2-159
ISSN2595-6825
AutoresGiselle Audrian Martins Bitencourt, Juliana Araujo de Jesus, Natasha Carolina da Costa Carreño Baeta, Juliana Kessar Cordoni, Lígia de Fátima Nóbrega Reato,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho focaliza na dinâmica do adolescente e suas respectivas fases, que se caracterizam por grandes conflitos. Por essa razao, alguns adolescentes podem apresentar transtornos comportamentais e psicologicos, interferindo de forma direta nas suas atividades de vida diaria e lazer. Devido aos questionamentos da adolescencia a promocao de vivencias em grupo, possibilita a projecao de conflitos interno-externos atraves de atividades, com o enaltecimento da criatividade, imaginacao e expressao do adolescente, alem da consolidacao da autoestima. A pesquisa teve como objetivo compreender como a terapia ocupacional e a psicologia podem contribuir atraves de oficinas e grupos terapeuticos na promocao da saude e mudancas no comportamento e no discurso dos jovens, com o impacto da coletividade. Foram realizados oito vivencias em grupo que tiveram como base os temas de culinaria, esporte, artes e autoimagem. Trata-se de uma pesquisa multi-metodo, isto e, integrando os dados quantitativos e qualitativos, no qual foi realizada a analise de conteudo, baseado em questionario semiestruturados e o diario de campo. A amostra deste estudo foi constituida por 19 adolescentes, de 10 a 18 anos, em encontros que aconteceram semanalmente com duracao de uma hora cada grupo. O estudo foi realizado no Centro de Referencia Cidadao Esperanca / Instituto de Hebiatria do Centro Universitario Saude do ABC, na cidade de Santo Andre no estado de Sao Paulo. Os resultados do estudo serao apresentados atraves de uma serie: “Os conflitos emocionais da adolescencia” com uma sequencia de episodios. Conclui-se que de acordo com as caracteristicas inerentes da adolescencia, as vivencias em grupo, foram uma forma de potencializar e estruturar o cotidiano e a rotina dos jovens, proporcionando trocas e experencias que colaborando com a empatia e colaboratividade dentro dos encontros.
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