
HORTA EDUCACIONAL ESCOLAR: EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO EVANGELISTA – MG
2021; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.51891/rease.v7i3.786
ISSN2675-3375
AutoresCharles André Souza Bispo, João Paulo Lemos, Laila Eduarda Gonçalves Rocha, Francismara Fernandes Guerra, João Tomaz da Silva Borges,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
Resumo: Objetivou-se com este trabalho desenvolver uma horta didática envolvendo os componentes curriculares das áreas de ciências da natureza e da matemática, retratar, analisar e trabalhar a educação ambiental como forma de promoção ao desenvolvimento sustentável para os alunos e os demais integrantes da comunidade escolar, além de favorecer o desenvolvimento da agricultura familiar na região, possibilitando a difusão de técnicas de cultivo adequadas a atividades olerícolas e o incremento da renda suplementar para as suas respectivas famílias. O trabalho foi desenvolvido como projeto de educação ambiental na Escola Estadual Doutor Lúcio Vieira da Silva, distrito de Comercinho, Município de São João Evangelista – MG, onde se utilizou a construção da horta como instrumento para possibilitar um estudo interdisciplinar envolvendo as áreas de ciências da natureza e matemática e favorecer o aprendizado relacionado com as demandas sociais atuais, assim como atender as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste contexto, buscando-se atender necessidades previamente elencadas pela comunidade escolar (gestores, professores, estudantes e respectivos familiares), trabalhou-se a educação ambiental com temas relacionados a conservação e manejo do solo, cultivo de alimentos olerícolas. As atividades desenvolvidas neste estudo mostraram que a utilização de hortas educativas é um método prático e oportuno de estímulo à interdisciplinaridade e ao multiprofissionalismo, proporcionando experiências positivas quanto à interação escola e comunidade, permitindo ao educando vivenciar a aplicação de conhecimentos adquiridos na solução de problemas do cotidiano, além de contribuir na formação de indivíduos éticos, humanistas, críticos e conscientes de seu papel como cidadão.
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