
Quanto vale o show dos subalternos? Pop stars de periferia em Amor, Plástico e Barulho de Renata Pinheiro // How much is the subaltern show worth? Peripheral pop Stars in Renata Pinheiro’s Amor, Plástico e Barulho
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
10.9771/contemporanea.v18i3.33193
ISSN1809-9386
AutoresAline Lisboa, Osvando José de Morais,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoA proposta analisa a representação de grupos subalternos no filme pernambucano Amor, plástico e barulho (2013), de Renata Pinheiro, examinando as personagens centrais e os principais temas da obra. O percurso metodológico utiliza a análise fílmica, com base em Vanoye; Goliot-Letè (2011), a fim de propor uma acurada observação, descrição e discussão acerca do filme, estabelecendo ainda uma relação com teorias que discutem Estudos dos Subalternos e cinema de Terceiro Mundo, em uma perspectiva revisitada de cinema periférico contemporâneo. Para tanto, Gayatri Spivak; Homi Bhabha; Djamila Ribeiro; Patrícia Hill Collins; Ângela Prysthon; Robert Stam são alguns dos autores que embasam nossas argumentações teóricas. Os resultados de nossa investigação apontam para um agenciamento de vozes de mulheres subalternas, realizado pela diretora, sendo este feito de modo responsável, através do trabalho cênico das atrizes principais e da construção de todo contexto trabalhado no filme.
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