Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Contação de história como estratégia para o ensino de ciências

2020; UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5335/rbecm.v4i1.11281

ISSN

2595-7376

Autores

Hugo Noronha da Silva Barros, Ana Carolyne de Oliveira Cardoso, Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, Jorge Cardoso Messeder,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O artigo traz discussões sobre uma intervenção pedagógica, proposta em um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que objetivou promover uma associação entre histórias infantojuvenis e o ensino de ciências. As atividades foram baseadas no enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a partir de um estudo do tipo qualitativo, classificado como pesquisa-intervenção. O tema norteador da pesquisa se deu a partir de uma contação de história, para 23 crianças do 4º ano do ensino fundamental da rede municipal do município de Duque de Caxias (RJ). Em seguida, foram desenvolvidas estratégias didáticas em sala de aula, promovendo a abordagem CTS, por meio das narrativas da literatura infantojuvenil, o que propiciou uma oficina de confecção de lunetas com discussões humanísticas e uma atividade que evidenciou riscos químicos de produtos saneantes domissanitários. Assim, a pesquisa possibilitou a exploração de novas perspectivas para a alfabetização científica das crianças dessa etapa da escolarização. Os resultados apontaram para as possibilidades de se aliar as histórias infantojuvenis e o ensino de ciências, promovendo discussões humanísticas e sociocientíficas, aproximando o saber científico ao mundo real.

Referência(s)