
Aprendizagens de Futuros Professores de Matemática em um Estágio Curricular Supervisionado em Processo de Lesson Study
2021; Volume: 14; Issue: 34 Linguagem: Português
10.46312/pem.v14i34.12676
ISSN2359-2842
AutoresRegina da Silva Pina Neves, Dário Fiorentini,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo tem por objetivo compreender as aprendizagens e os aprendizados de futuros professores ao participarem de um Estágio Curricular Supervisionado em Matemática, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, por meio de um processo de Lesson Study (LS). Para tanto, foi desenvolvida uma investigação qualitativa sob a perspectiva da Teoria Social de Aprendizagem situada em Comunidades de Prática, entendendo a negociação de significados como mecanismo de aprendizagem e a participação como forma de aprendizagem de estagiários que atuam em escola pública. Foi tomado como material de análise as ações colaborativas de estudo, planejamento, docência e reflexão sobre a docência, bem como a análise e a escrita de diários e de narrativas reflexivas dos estagiários e da orientadora sobre essas ações. Os resultados indicam a coconstrução de aprendizagens discursivas, interativas e experienciais dos estagiários e evidenciam o potencial formativo do LS como processo de problematização e aprendizagem profissional do futuro professor que ensina matemática.
Referência(s)