Artigo Revisado por pares

HISTÓRIA E MEMÓRIA: UM ESTUDO SOBRE O DISCURSO DE UM CADERNO ESCOLAR DO ANO DE 1962

2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ; Volume: 17; Linguagem: Português

ISSN

2318-9746

Autores

Carolina Piovesan,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

O objetivo do presente trabalho e analisar os efeitos de sentidos a partir da historia e memoria do ensino e aprendizagem de Lingua Portuguesa, na Quarta Colonia, regiao de imigracao italiana do Rio Grande do Sul. Para isso, apresentarei uma reflexao a partir da analise de um caderno escolar do ano de 1962, pertencente a um aluno da regiao da Quarta Colonia/RS. A partir do corpus de estudo, destacarei o funcionamento dos efeitos da memoria e da historia. A perspectiva teorica que permeia a escritura do trabalho e a Historia das Ideias Linguisticas (HIL) relacionada com a Analise do Discurso (AD). Como resultado principal, pontuo a importância do papel dessas nocoes teoricas (historia e memoria) para o processo de producao de conhecimento sobre o ensino de Lingua Portuguesa, em uma regiao do interior do Rio Grande do Sul.

Referência(s)