Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos

2021; Volume: 14; Issue: 34 Linguagem: Português

10.46312/pem.v14i34.12785

ISSN

2359-2842

Autores

Filipe Santos Fernandes, Antônio Vicente Marafioti Garnica,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O artigo discute as abordagens qualitativas de pesquisa em Educação Matemática, defendendo protocolo(s) fundado(s) na experiência que contemple(m) necessariamente uma discussão de natureza ética e política com a intenção de permitir que novos sujeitos, novos cenários e novos conhecimentos sejam agregados às investigações desse campo científico. A pesquisa sobre formação de professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil ocorre, no texto, como justificativa para a afirmação de que a pluralidade de fontes e a variedade e variação de protocolos devem operar como faces essenciais dessa proposta metodológica que o artigo defende.

Referência(s)