
Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos
2021; Volume: 14; Issue: 34 Linguagem: Português
10.46312/pem.v14i34.12785
ISSN2359-2842
AutoresFilipe Santos Fernandes, Antônio Vicente Marafioti Garnica,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO artigo discute as abordagens qualitativas de pesquisa em Educação Matemática, defendendo protocolo(s) fundado(s) na experiência que contemple(m) necessariamente uma discussão de natureza ética e política com a intenção de permitir que novos sujeitos, novos cenários e novos conhecimentos sejam agregados às investigações desse campo científico. A pesquisa sobre formação de professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil ocorre, no texto, como justificativa para a afirmação de que a pluralidade de fontes e a variedade e variação de protocolos devem operar como faces essenciais dessa proposta metodológica que o artigo defende.
Referência(s)