
Gestão organizacional para o clero católico: investigação em uma Diocese do estado do Paraná
2021; Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.7769/gesec.v12i1.1216
ISSN2178-9010
AutoresCassiana Da Silva Borges Mariano de Moura, Fernanda Cristina Sanches-Canevesi, Carla Maria Schmidt, Ivanete Daga Cielo,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoAssim como as demais organizações, a Igreja Católica possui estrutura, formação e administração organizadas. Entretanto, apesar da educação formal rigorosa existente durante o processo de formação sacerdotal, surge uma reflexão quanto a necessidade de inclusão de conhecimentos de base administrativa, tendo em vista que quando são ordenados padres, muitos deles necessitam atuar na gestão das comunidades e na igreja como um todo. Nesse sentido, esse estudo pauta-se na seguinte problemática: de que forma a Igreja Católica pode incluir conhecimentos de gestão administrativa na formação sacerdotal? Qual a contribuição dessa inclusão? No intuito de responder a estas questões, esse artigo apresenta os seguintes objetivos: a) compreender o processo de formação sacerdotal na igreja católica em uma Diocese do estado do Paraná; b) investigar a percepção de sacerdotes e de um seminarista acerca da necessidade de uma formação administrativa; c) identificar como a igreja católica pode incluir conhecimentos de gestão administrativa na formação sacerdotal. Para tanto, utilizou-se de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, buscando conhecer a realidade formativa de seminaristas e presbíteros da Diocese em estudo, localizada no estado do Paraná, caracterizando-se como um estudo de caso. Os dados foram coletados por observação participante, entrevista e aplicação de questionários e analisados por meio de análise descritiva e de conteúdo. Os principais resultados apontam para a existência de possível lacuna formativa no que concerne a área de gestão de organizações, o que poderia ser amenizado com a oferta de cursos de aperfeiçoamento após o processo de educação formal dos seminaristas ou padres.
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