
Dominação e Resistência na Escolarização Cristianizada na Amazônia
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 46; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2175-6236106385
ISSN2175-6236
AutoresRaimundo Nonato de Pádua Câncio, Sônia Maria da Silva Araújo,
Tópico(s)Indigenous Studies in Latin America
ResumoResumo: O objetivo deste estudo é demonstrar como a escolarização cristianizada, mobilizada por missionários norte-americanos, foi apropriada pelos indígenas Waiwai da Aldeia Mapuera, estado do Pará, Amazônia brasileira. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico realizado no Território Indígena Nhamundá-Mapuera/PA com professores e sujeitos indígenas. No plano teórico, a análise dos dados se inspira na teoria decolonial. Os resultados mostram que os Waiwai não aceitaram passivamente o processo imposto, não obstante compreenderem a escolarização como um valor irremediável. Práticas de dominação e resistência, contraditoriamente, foram sendo estabelecidas e hoje atuam como instrumental de sobrevivência.
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