Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Jogos Eletrônicos e a Inclusão da Criança com Deficiência na Escola

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 31; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/rp.v31i2.67110

ISSN

2238-8850

Autores

Marcos Vinícius Guimarães de Paula, Flávia Karla Soares,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este trabalho objetiva discutir a respeito do uso de jogos eletrônicos como recurso pedagógico no trabalho com a criança com deficiência na escola, abordando algumas questões desafiadoras apresentadas para uma busca de reflexões, em torno das constantes evoluções da sociedade, especialmente no que diz respeito à inclusão tecnológica dos estudantes deficientes. Assim, buscou-se incorporar diálogos voltados para a ação do educador e das crianças, visando encontrar caminhos para a aplicabilidade dos jogos eletrônicos nos processos de ensino e de aprendizagem no espaço escolar. Além disso, o texto relata experiências pedagógicas inclusivas desenvolvidas em uma escola pública da rede municipal de ensino Anápolis-Goiás, sendo que um aluno com deficiência intelectual e uma aluna com deficiência visual vivenciaram alguns jogos eletrônicos no computador. Desse modo, conclui-se que o uso de jogos eletrônicos nos processos formativos envolvendo a criança com deficiência contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, para novas aprendizagens e também para a inclusão digital, educacional e social.

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