Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O(s) processo(s) de orientação: reflexões a partir de casos históricos e hipotéticos

2021; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português

10.21723/riaee.v16iesp.1.14919

ISSN

2446-8606

Autores

Pedro Maciel de Paula Garcia, Carolina Santos Bonfim, Delarim Martins Gomes,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Pesquisas no campo da formação de professores têm contemplado de forma incipiente as relações entre orientandos e orientadores, principalmente no que concerne ao planejamento didático da orientação. Da mesma forma, a legislação brasileira não especifica qual(is) o(s) papel(is) do orientador nos diferentes níveis de ensino. Neste ensaio, refletimos sobre o(s) processo(s) de orientação por meio de casos históricos e hipotéticos, inspirados em situações reais, de modo a fomentar a ampliação de discussões sobre esta temática. A partir dos casos, evidenciamos elementos e posturas inerentes à orientação, como herança de capital intelectual, influência na visão de mundo e divergências de posturas ideológicas. O processo de orientação é mais influenciado pelas vivências dos orientadores do que por aspectos de caráter educacional.

Referência(s)