
Jogo InterRaps: uma estratégia de ensino interprofissional em Saúde Mental
2021; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 25; Linguagem: Português
10.1590/interface.200408
ISSN1807-5762
AutoresMariana Nunes da Silva, Natália Donato Polmonari, Davi Fernandes de Castro, Édina Siméia Campos de Siqueira de Oliveira, Rafaela Gessner Lourenço,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoEste artigo tem por objetivo relatar a experiência da criação do jogo de tabuleiro InterRaps, sobre a Rede de Atenção Psicossocial, como estratégia de ensino interprofissional para estudantes de graduação da área da Saúde. A estratégia foi desenvolvida no contexto do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde realizado em uma universidade pública de Curitiba, PR, Brasil. O desenvolvimento compreendeu três etapas: definição da proposta; definição do desenho e da dinâmica; e criação do protótipo. No jogo de caráter educativo, os alunos resolvem estudos de caso e exercitam conhecimentos sobre os equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). Tal jogo relaciona teoria e prática, com questões baseadas na legislação vigente e casos que simulam a realidade, abordando os desafios encontrados pelos profissionais. O jogo InterRaps possui potencial para promover o ensino interprofissional e aprendizado colaborativo e despertar a reflexão acerca da temática.
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