
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS POR MEIO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
2020; Universidade do Vale do Sapucaí- Univás; Volume: 5; Linguagem: Português
10.24280/10.24280/ape.v5.e592
ISSN2448-2803
AutoresViviane Godoi, Juliana Cianni, Bruna Gisi, C. A. M. dos Santos, Marco Antônio Carvalho Pereira,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA Aprendizagem Baseada em Projetos consiste em uma estratégia de aprendizagem ativa com o intuito do desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais nos alunos, partindo de questões reais. Desta forma, a presente pesquisa buscou responder a seguinte pergunta: Poderia a ABP contribuir com a aprendizagem dos conteúdos de Ciências? A aplicação foi feita em oito etapas durante quatro semanas, com 22 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Guaratinguetá, SP, divididos em quatro equipes. As equipes deveriam construir materiais didático-lúdicos a partir de textos de divulgação científica, como forma de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do tema: “Ecologia”. Como resultado, foram desenvolvidos cinco produtos, já que uma das equipes desenvolveu dois produtos: jornal impresso, vídeo, maquete, jogos e cartilha informativa. Durante o projeto, foi possível observar o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, destacando-se criatividade, autonomia e trabalho em equipe.
Referência(s)