
Diários de formação: potencialidades para a ampliação dos letramentos acadêmicos e pedagógicos
2021; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português
10.21723/riaee.v16iesp.1.14929
ISSN2446-8606
AutoresHelena Maria Ferreira, Francine de Paulo Martins Lima, Gláucia Signorelli,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo tem por objetivo discorrer acerca das contribuições dos diários de formação como estratégia metodológica para a ampliação dos letramentos acadêmicos e dos letramentos pedagógicos. O artigo ensaístico aqui empreendido trata da articulação entre a formação docente e o conceito de letramentos, buscando considerar a relevância de um percurso formativo que promova uma compreensão ativa responsiva dos discursos acerca do processo educativo e dos dizeres institucionalizados sobre as práticas pedagógicas. A partir de uma pesquisa teórica, os resultados apontam para a relevância dos diários de formação como potencializadores dos processos de investigação-reflexão-ação necessários à constituição da docência no contexto da formação inicial, ampliando as possibilidades de letramentos acadêmicos e letramentos pedagógicos.
Referência(s)