Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Diários de formação: potencialidades para a ampliação dos letramentos acadêmicos e pedagógicos

2021; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Linguagem: Português

10.21723/riaee.v16iesp.1.14929

ISSN

2446-8606

Autores

Helena Maria Ferreira, Francine de Paulo Martins Lima, Gláucia Signorelli,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discorrer acerca das contribuições dos diários de formação como estratégia metodológica para a ampliação dos letramentos acadêmicos e dos letramentos pedagógicos. O artigo ensaístico aqui empreendido trata da articulação entre a formação docente e o conceito de letramentos, buscando considerar a relevância de um percurso formativo que promova uma compreensão ativa responsiva dos discursos acerca do processo educativo e dos dizeres institucionalizados sobre as práticas pedagógicas. A partir de uma pesquisa teórica, os resultados apontam para a relevância dos diários de formação como potencializadores dos processos de investigação-reflexão-ação necessários à constituição da docência no contexto da formação inicial, ampliando as possibilidades de letramentos acadêmicos e letramentos pedagógicos.

Referência(s)