Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AVALIAÇÃO DE UMA AULA DE CAMPO REALIZADA COM ESTUANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

2021; Linguagem: Português

10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1588

ISSN

2176-1477

Autores

José Renato de Oliveira Pin, Taise Costa de Souza Nunes,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

As aulas de campo configuram uma possibilidade didático-pedagógica potencialmente rica a práticas ligadas à contextualização e a interações com o real-material concreto. Este trabalho tem por objetivo apresentar potencialidades didático-pedagógicas de aulas de campo em um ambiente florístico extraescolar para o ensino de conteúdo matemático relativo à Geometria, mais especificamente aos conteúdos “triângulo retângulo” e “circunferência”. Para isso, a metodologia delineada se pautou pelo desenvolvimento, no período de 06 a 29 de novembro de 2018, de uma sequência de atividades intitulada “Reserva Natural Vale e as belezas geométricas”, envolvendo 45 alunos de 9° anos do turno vespertino de uma escola pública da rede municipal de ensino de Linhares (ES). A sequência de atividades promoveu quatro momentos didático-pedagógicos, sendo um deles no ambiente extraescolar denominado Reserva Natural Vale, também localizado no município de Linhares (ES). Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários mistos aos discentes contendo questões abertas e fechadas antes (pré-teste) e após (pós-teste) à aula de campo na Reserva Natural Vale. A pesquisa mostrou que o campo promoveu maior aproximação entre ensino, aprendizagem e a vida social extraescolar dos pesquisados. Os alunos se mostraram bastante interessados em aprender assuntos tematizados durante o campo, bem como em manusear instrumentos relativos às atividades propostas. Além disso, o campo em meio ao ambiente florístico suscitou uma consciência voltada à preservação e à conservação do meio ambiente.

Referência(s)