
A influência do Novo ENEM na relação de ensino e aprendizagem matemática: o caso da Escola Jorceli da Silva Sestari
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Inglês
ISSN
2447-5777
AutoresDanielle Maria de Andrade, Josiel de Oliveira Batista, Danielle de Sousa Silva dos Santos, Luciane Ferreira Mocrosky,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoCom a implantacao do Novo ENEM, as escolas de Ensino Medio do pais se mobilizaram para atender as especificidades do exame. Com base nisso, surge uma pergunta: “a nova reformulacao do ENEM pode exercer influencia no dia a dia da escola de Ensino Medio do municipio de Santana do Araguaia, de modo a influenciar na relacao entre ensino e aprendizagem dos alunos do municipio?”. A pesquisa foi realizada numa escola publica do municipio, por meio da analise documental fenomenologica em documentos obtidos atraves da instituicao. Para atender a esse questionamento, procurou-se mostrar se a nova reformulacao do ENEM pode exercer influencia no dia a dia da unica escola de Ensino Medio do municipio. As analises levaram a crer que as dificuldades na resolucao de problemas, podem estar associadas a ausencia de conteudos trabalhados pelo professor, uma vez que sao poucos os registros de conteudos nos diarios de classe. Outro motivo pode estar associado a falta de leitura e interpretacao, levando a acreditar que o problema pode ter raizes na alfabetizacao matematica e no letramento. Nao foi possivel inferir nenhuma mudanca significativa na metodologia do professor, uma vez que os registros sao sucintos e destacam apenas a descricao dos conteudos. The influence of new ENEM on the teaching and learning mathematical relationship: the case of Escola Jorceli da Silva Sestari Abstract With the implementation of the New ENEM, high schools in the country were mobilized to meet the specifics of the exam. Based on this, a question arises: the new reformulation of ENEM influence the day-to-day life of the high school in the municipality of Santana do Araguaia, in order to influence the relationship between teaching and learning mathematics of students in the municipality?. The research was carried out in a public school in the municipality, through phenomenological document analysis in documents obtained through the institution. To answer this question, we tried to show whether the new reformulation of ENEM can influence the day-to-day life of the only high school in the city. The analyzes led to believe that the difficulties in solving problems may be associated with the absence of content worked by the teacher, since there are few records of content in the class diaries. Another reason may be associated with the lack of reading and interpretation, leading to the belief that the problem may have roots in mathematical literacy and literacy. It was not possible to infer any significant change in the teacher's methodology, since the records are succinct and highlight only the description of the contents. Keywords: New ENEM. Teaching and Learning Mathematics. Phenomenology.
Referência(s)