Impactos da pandemia da COVID-19 no ensino teórico-prático da graduação em enfermagem
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i4.13924
ISSN2525-3409
AutoresSuzana Pereira Alves, José Marcos Fernandes Mascarenhas, Luís Henrique Araújo Andrade, Iasmim Escórcio de Brito Melo, Antonia Mylene Sousa Almeida, Maria Rosemary da Silva Gomes, Juliana da Silva Sousa, Allana Gabrielly da Silva Brasil Celestino, José Gabriel Fontenele Gomes, Anne Heracléia de Brito e Silva,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoO presente estudo tem por objetivo reconhecer os impactos da pandemia na formação dos estudantes da graduação em enfermagem, em primeiro momento, a fim de questionar e evidenciar o cenário atual em que os estudantes se encontram; como a impossibilidade do contato físico prejudicou as práticas laboratoriais e de estágio, consequentemente, como isso afetou a formação dos mesmos, enquanto futuros profissionais de enfermagem. Para tanto realizou-se uma revisão integrativa da literatura, cuja relevância consiste na oportunidade para reunir, revisar, atualizar e discutir temas importantes e em voga. Diante do cenário pandêmico e a necessidade de isolamento social em detrimento do COVID-19, foram necessárias alterações concernentes às formas de ensino, tanto na graduação, quanto na pós-graduação. Nesse contexto, verificou-se limitações significativas, tanto no que confere ao processo de ensino-aprendizagem quanto ao cuidado com a doença em si. Ademais, é válido ressaltar que a modalidade exclusivamente à distância - apesar de os recursos em EAD - não torna possível suprir os elementos primordiais no cuidado, como o contato direto, a interação face a face, a presença; ações que desde sempre, compõem a enfermagem. Dessa forma, o artigo contribui para a disseminação de informações acerca do tema em questão, além de contribuir para a melhoria das questões voltadas para a oferta de uma maior qualidade no desenvolvimento profissionalizante de novos profissionais de enfermagem.
Referência(s)