Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

E o ENEM como fica? Expectativas da educação de surdos em tempos da COVID-19 na e pós pandemia

2021; Volume: 2; Linguagem: Português

10.37853/202131

ISSN

2675-1933

Autores

Gabriella Cristina de França Silva Santos, Flávia Roldan Viana,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

As últimas semanas mostraram cada vez mais a diferença no impacto do fechamento de instituições de ensino público e privado em virtude da emergência em saúde pública de importância nacional, em razão da infecção humana pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), causa da COVID-19. E nesse cenário agrava-se a situação de estudantes surdos do 3º ano do Ensino Médio que irão realizar o ENEM em 2020. Sendo assim, o objetivo deste ensaio é analisar as expectativas dos estudantes surdos matriculados no ensino médio de uma escola pública do Estado do RN, acerca do ENEM nesse momento de pandemia e pós-pandemia da COVID-19. Utilizou-se como método de pesquisa o estudo de caso. O ensaio evidenciou como resultados que é preciso refletir a respeito do papel da escola na educação inclusiva para surdos, que é marcada por desconhecimento e falta de políticas linguísticas que atendam esse alunado. Palavras-chave: Educação de surdos. ENEM. Pandemia do coronavírus (COVID-19).

Referência(s)