Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Sincretismo de um carnaval no Rio das Pérolas: o caso de Macau

2020; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/extraprensa2020.175071

ISSN

2236-3467

Autores

Ana Saldanha,

Tópico(s)

Asian Culture and Media Studies

Resumo

O filósofo e pensador russo Mikhail Bakhtin afirma que o ser humano tem a capacidade de assumir duas vivências distintas: numa delas, o Homem encontra-se sujeito à hierarquia e procura levar uma vida com seriedade e em conformidade com padrões e normas sociais, conquanto na outra se encontra liberto de constrangimentos. É nesta última que uma manifestação cultural como o carnaval ganha vida e forma. Será a partir da acepção bakhtiniana de que o carnaval permite uma representação invertida da realidade da qual emerge que procuraremos compreender a forma como confluíram no (já desaparecido) carnaval macaense, culturas, identidades e expressões linguísticas, as quais, por sua vez, são o resultado de um sincretismo cultural que permitiu a formação de uma cultura, especificamente, macaense.

Referência(s)
Altmetric
PlumX