Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A selfie como ferramenta de ensino do autorretrato artí­stico Resumo Resumo: Este artigo pretendepropor a selfie, fotografia que o indiví­duo tira de si mesmo por meio do smartphone, ou outros dispositivos eletrônicos, e postada nas mí­dias sociais, co

2020; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33871/19805071.2020.23.2.3719

ISSN

1980-5071

Autores

Luiza Possamai Kons,

Tópico(s)

Photography and Visual Culture

Resumo

Resumo: Este artigo pretendepropor a selfie, fotografia que o indiví­duo tira de si mesmo por meio do smartphone, ou outros dispositivos eletrônicos, e postada nas mí­dias sociais, como uma possí­vel ferramenta de ensino e aprendizagem do autorretrato artí­stico na disciplina de educação artí­stica. Para isso, apresentamos o contexto e impacto desse tipo de imagem no cenário atual, a importância de trazer uma reflexão imagética acerca da fotografia enquanto ficção, bem como, mecanismo de prevenção de possí­veis transtornos mentais que os estudantes possam sofrer em decorrência da comparação com imagens adulteradas tanto durante o processo de produção quanto na edição posterior. Também é apresentada a conceituação da fotografia nesta construção ficcional e que portanto nunca corresponderá a um produto objetivo, um breve histórico do autorretrato artí­stico como gênero com exemplos de artistas que fizeram uso deste como temática de seu processo artí­stico, e a mescla entre autorretrato artí­stico e selfie como mecanismo de se pensar uma nova visualidade.Palavras-chave: Autorretrato; Selfie. Artes; Ensino.

Referência(s)
Altmetric
PlumX